SE TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ESSE FILME, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO CONOSCO
MATARIPE – OBRAS E AMPLIAÇÃO
LEÃO ROSEMBERG, 1958
METRAGEM: CURTA SOM: SONORO CATEGORIA: NÃO FICÇÃO
MINUTAGEM: 11MIN MATERIAL ORIGINAL: 35MM COR: PEB
PAÍS: BRASIL ANO: 1958
LOCAÇÃO: SÃO FRANCISCO DO CONDE – BA
PRODUÇÃO: LEÃO ROSEMBERG
OBSERVAÇÕES:
“LEÃO ROSEMBERG ERA UM DOS MAIS PRESTIGIADOS FOTÓGRAFOS DE SALVADOR. FOI TAMBÉM UM EXÍMIO CINEGRAFISTA, SEMPRE REQUISITADO PELAS AUTORIDADES LOCAIS PARA FAZER TANTO OS REGISTROS FOTOGRÁFICOS, QUANTO OS REGISTROS AUDIOVISUAIS DOS EVENTOS POLÍTICOS.” (P.7)
“JÁ NA DÉCADA DE 1950, QUANDO GETÚLIO VARGAS RETORNA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, O BRASIL VIVENCIA UMA RETUMBANTE CAMPANHA EM PROL DA NACIONALIZAÇÃO DO PETRÓLEO. O GOVERNO NACIONALISTA DE GETÚLIO INICIA AS ARTICULAÇÕES POLÍTICAS PARA A ESTATIZAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA, RESULTANDO NA FUNDAÇÃO DA PETROBRÁS, EM 1953. O RECÔNCAVO BAIANO FOI, DURANTE TRÊS DÉCADAS, O PRINCIPAL ESPAÇO DE OPERAÇÕES DA PETROBRÁS. EM VERDADE, PODE-SE DIZER QUE A PETROBRÁS MODIFICOU O PANORAMA DA ECONOMIA BAIANA. A PARTIR DELA SE ENGENDROU TODO O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO ESTADO, EM ESPECIAL, COM A IMPLANTAÇÃO DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI, A POSTERIORI. NESSE ESCOPO, É FULCRAL RESGATAR A HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA, COMO MEIO DE ENTENDER TODO O SOERGUIMENTO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESTADO E NO BRASIL, JÁ QUE O DISCURSO EM JOGO, NA CONJUNTURA, ERA O DA SOBERANIA NACIONAL. É JUSTAMENTE ESSE MOMENTO INCIPIENTE DAS ATIVIDADES DA ESTATAL QUE O CINEGRAFISTA REGISTROU. ROSEMBERG PRODUZIU UM ACERVO INDELÉVEL SOBRE OS PRIMÓRDIOS DA PETROBRÁS. EM
1956, POUCO MAIS DE 2 ANOS APÓS A FUNDAÇÃO DA ESTATAL POR GETÚLIO VARGAS, ROSEMBERG FILMA O DOCUMENTÁRIO O “ENGENHEIRO DO PETRÓLEO” E DOIS ANOS DEPOIS, EM 1958, ELE FILMA “PETROBRÁS – 4 ANOS DE ÊXITO” E “MATARIPE – OBRAS DE AMPLIAÇÃO”. SÃO MUITAS AS FAMÍLIAS BAIANAS, CUJOS PAIS, TIOS OU AVÓS TRABALHARAM NA IMPLEMENTAÇÃO DA PETROBRÁS, DE MODO QUE A EXPOSIÇÃO DESSAS IMAGENS, ASSOCIADA À MEMÓRIA SOCIAL DAS FAMÍLIAS QUE PRESENCIARAM ESSE MOMENTO, PODE REPRESENTAR UMA PROFÍCUA OPORTUNIDADE DE INTERESSE INVESTIGATIVO PARA ESSES JOVENS.
A VISUALIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DOS PRIMÓRDIOS DO FUNCIONAMENTO DA EMPRESA FORNECE ACIMA DE TUDO A POSSIBILIDADE DE SE REALIZAR EM NA SALA DE AULA UMA HISTÓRIA SOCIAL DO TRABALHO. A POSSIBILIDADE DE VISLUMBRAR OS OPERÁRIOS DA PETROBRÁS, NO RECÔNCAVO, PODE PROPICIAR AOS ESTUDANTES A OPORTUNIDADE DE OLHAR PARA A HISTÓRIA DESSE PERÍODO PARA ALÉM DE GETÚLIO VARGAS E SEU FUROR NACIONALISTA. NÃO QUE SEJA DESNECESSÁRIO CONTEXTUALIZAR A CONJUNTURA MACRO POLÍTICA, MAS A NECESSIDADE DE CONTAR A TRAJETÓRIA DOS TRABALHADORES QUE CONSTRUÍRAM ESSA EMPRESA É NEVRÁLGICA, AINDA MAIS NA CIDADE DE SALVADOR, QUE FOI PROFUNDAMENTE INFLUENCIADA PELO ENORME FLUXO MIGRATÓRIO DECORRENTE DA INSTALAÇÃO DA ESTATAL NO RECÔNCAVO. (P.8 E 9)
(OS DOCUMENTÁRIOS BAIANOS NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960 E O ENSINO DE HISTÓRIA NA BAHIA, NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE. – RAFAEL HENRIQUE COSTA SANTOS DE JESUS) ACESSAR
FONTES: CINEMATECA BRASILEIRA
Este site faz a utilização de cookies essênciais para oferecer uma melhor experiência de navegação e mensurar o tráfego de usuários. Ao navegar pelo site, o visitante concorda com o uso que fazemos dos cookies.