SE TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ESSE FILME, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO CONOSCO

SHOW DE OS REMANESCENTES NO ARRAIÁ DO XAMEGO, PART. EDSON GOMES (TÍTULO ATRIBUÍDO)

EZEQUIEL VASCONCELOS, 1992
OUTRAS REMETÊNCIAS DE TÍTULOS: OS MELHORES MOMENTOS DO ARRAIÁ DO XAMEGO
METRAGEM: CURTA  SOM: SONORO  CATEGORIA: NÃO FICÇÃO
MINUTAGEM: 30MIN 26S  MATERIAL ORIGINAL: FITA MAGNÉTICA  COR: COLORIDO
ORIGEM DA PRODUÇÃO: SÃO FÉLIX – BA  PAÍS: BRASIL  ANO: 1992
LOCAÇÃO: SÃO FÉLIX – BA
SINOPSE: SHOW DE OS REMANESCENTES COM A PARTICIPAÇÃO DE EDSON GOMES, NA MADRUGADA DO DIA 2 PARA O DIA 3 DE JULHO, DIA DO ANIVERSÁRIO DE EDSON GOMES. SHOW REALIZADO NO ARRAIÁ DO XAMEGO, EVENTO PROMOVIDO PELA PREFEITURA DE SÃO FÉLIX, DURANTE OS FESTEJOS DE SÃO PEDRO. 
DIREÇÃO: EZEQUIEL VASCONCELOS
COMPANHIA(S) PRODUTORA(S): ELSON VÍDEO
PATROCÍNIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX
MÚSICA: 
FILHO DA TERRA
MÚSICA DE: EDSON GOMES
INTÉRPRETE: EDSON GOMES COM OS REMANESCENTES

 

ÁRVORE
MÚSICA DE: EDSON GOMES
INTÉRPRETE: EDSON GOMES COM OS REMANESCENTES

 

MISSISSIPI BLUES
MÚSICA DE: SINE CALMON
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: SINE CALMON)

 

REGAI Ó DEUS!
MÚSICA DE: ANDRÉ
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: TINTIM GOMES)

 

POLICIAR SIM, MALÍCIA NÃO
MÚSICA DE: SINE CALMON
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: SINE CALMON)

 

RODA PIÃO
MÚSICA DE: NENGO VIEIRA 
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: TINTIM GOMES E NENGO VIEIRA)

 

IDENTIDADES/ ELENCO:
EDSON GOMES (VOCAL)
NENGO VIEIRA (GUITARRA E VOCAL)
MARCO OLIVEIRA (CONTRABAIXO)
TINTIM GOMES (VOCAL)
SINE CALMON (GUITARRA E VOCAL)
VALÉRIA VIEIRA (VOCAL DE APOIO)
BETO SOUZA (PERCUSSÃO)
WILSON TORORÓ (PERCUSSÃO)
AUGUSTO CONCEIÇÃO (TROMBONE)
JOÃO TEORIA (TROMPETE)
ITO BISPO – MAESTRO EVANAILTON BISPO (SAX TENOR)
QUINHO BATERA (BATERIA)
OBSERVAÇÕES: 
SOBRE OS REMANESCENTES:
ORIUNDOS DA BANDA STUDIO 5 NA FORMAÇÃO ANTERIOR, O GRUPO OS REMANESCENTES FIRMOU-SE EM CACHOEIRA, CIDADE DO RECÔNCAVO BAIANO, NO FINAL DOS ANOS 80 E É CONSIDERADA UMA DAS PRIMEIRAS FORMAÇÕES DE REGGAE DO BRASIL. COM A LIDERANÇA DOS MÚSICOS NENGO VIEIRA, MARCO OLIVEIRA, TINTIM GOMES E SINE CALMON, O GRUPO ALÉM DE SER VANGUARDA DO ESTILO NO PAÍS, É UM POTENCIAL E EXPRESSIVO SÍMBOLO DE IDENTIDADE DAS JUVENTUDES NEGRAS E DA MILITÂNCIA PERIFÉRICA NO RECÔNCAVO E NA CAPITAL BAIANA.
INFLUENCIADOS PELA CONTRACULTURA, PELOS IDEIAS DE VIDA EM COMUNIDADE DA TROPICÁLIA E DO NOVOS BAIANOS, E PELO CRESCIMENTO VERTIGINOSO DA CULTURA PROTESTANTISTA ENTRE OS NEGROS E AS PERIFERIAS DO BRASIL, A OBRA DOS REMANESCENTES, SE ORGANIZA DENTRO DE UMA NARRATIVA CONTRA-LITURGICA, ONDE É CANTADO ALÍ, A PERIFERIA, A PARTIR DAS SUAS PRÓPRIAS LINGUAGENS, DOS SEUS PRÓPRIOS CÓDIGOS. AS REFLEXÕES SOCIAIS, A EXPERIMENTAÇÃO SONORA NATIVA E O ESTILO DE COMPOSIÇÃO CHEIO DE METÁFORAS, E MENSAGENS DE ESPIRITUALIDADE E AMOR, DITARAM A CADÊNCIA DO ESTILO JAMAICANO NA BAHIA, E AJUDARAM A POPULARIZAR A CULTURA REGGAE TAMBÉM EM OUTROS ESTADOS BRASILEIROS.
GÊNESE DE RECONEXÃO, A CIDADE DE CACHOEIRA SE TORNA UM DOS PRINCIPAIS PORTOS DA CULTURA JAMAICANA NO MUNDO E A BANDA OS REMANESCENTES ENTRA PARA A HISTÓRIA COMO UMA DAS PRIMEIRAS BANDAS DO ESTILO BR, INFLUENCIANDO A MÚSICA REGGAE NA BAHIA E NO BRASIL. SENDO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR GRANDE PARTE DA PRODUÇÃO DO REGGAE BAIANO, NENGO, SINE, MARCO E TINTIM ATUARAM TAMBÉM COMO ARRANJADORES E MÚSICOS EM TRABALHOS COM IMPORTANTES ARTISTAS COMO EDSON GOMES E LAZZO MATUMBI ENTRE OS ANOS 80 E INÍCIO DOS ANOS 90, ALÉM DE SEUS LANÇAMENTOS DE MÚSICAS, CD’S E DVD’S DE CARREIRA SOLO, QUE SUCEDERAM APÓS O TÉRMINO DA BANDA, ESTA CENA SONORA REGISTROU A IDENTIDADE MUSICAL DO REGGAE CACHOEIRANO. EM 1993, A BANDA SE DESFEZ E OS COMPOSITORES SEGUIRAM SUAS CARREIRAS INDIVIDUAIS, EM NOVAS FORMAÇÕES.
AINDA EM 2021, OS REMANESCENTES LANÇARAM O DISCO “SÓ REMANESCENTE FICARÁ”; O ÁLBUM INÉDITO NUNCA TINHA SIDO LANÇADO EM SUA VERSÃO FINAL, TENDO APENAS VAZAMENTOS POPULARIZADOS PELA INTERNET.
SOBRE O ARRAIÁ DO XAMEGO:
O ARRAIÁ DO XAMEGO, FOI UMA FESTA REALIZADA PELA PREFEITURA DE SÃO FÉLIX, DURANTE A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO CARLOS FRANCISCO GOMES, CONHECIDO POPULARMENTE POR CHICO XAMEGO, E COORDENADO PELO SECRETÁRIO GERAL DA PREFEITURA, CARLOS SILVEIRA.
A PRIMEIRA EDIÇÃO FOI NO ANO DE 1991 E NO ANO DE 1992, A FESTA DUROU 6 DIAS, DE 27 DE JUNHO À 2 DE JULHO, REALIZADA NO PORTO DE SÃO FÉLIX, COM DOIS PALCOS E AS SEGUINTES ATRAÇÕES:
VIRGÍLIO E BANDA, EDSON GOMES E BANDA CÃO DE RAÇA, DYKAL E BANDA, WANDICK, TONHO MATÉRIA, EDIL PACHECO, EDDIE BROWN E BANDA EXODUS, JORGE JAYME, CARLEBA E BANDA, BANDA REGGAE CORPOS NEGROS, ARYGIL E AMIGOS, BANDA STACCATO, PAULINHO BOCA DE CANTOR, SAMBA DE RODA FILHOS DE NAGÔ, OS REMANESCENTES, SAMBA DE RODA VARRE ESTRADA, PARAÍBA E SUA GENTE E BANDA IMAGEM. 
“AO RESGATAR A FESTA DE SÃO PEDRO, INTERLIGANDO-A ÀS COMEMORAÇÕES CÍVICAS ALUSIVAS AO 2 DE JULHO – DATA DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA – A POPULAÇÃO DE SÃO FÉLIX, EM CARÁTER DEFINITIVA, CONTRIBUIU PARA INSERIR A CIDADE NOS PROGRAMAS TURÍSTICOS COORDENADOS PELA BAHIATURSA NO RECÔNCAVO BAIANO, ONDE A BELEZA DOS VALES É REALÇADA PELO ESPLENDOR DO RIO PARAGUAÇU, COM SUAS ÁGUAS ESCURAS, SERPENTEANDO AS CIDADES HISTÓRICAS DE CACHOEIRA E SÃO FÉLIX.
APÓS UM PERÍODO DE QUASE CINCO DÉCADAS SEM COMEMORAR O SÃO PEDRO, A TRADIÇÃO VOLTOU A TONA E OS SANFELISTAS, QUE POUCAS LEMBRANÇAS GUARDAVAM DA FESTA, ROMPERAM O SILÊNCIO NO “ARRAIÁ DO CHICO XAMEGO”, COMO FOI DENOMINADA UMA ÁREA DA AVENIDA BEIRA-RIO, ONDE DEZENAS DE BARRACAS DE COMIDAS E BEBIDAS FORAM ARMADAS. O LOCAL DECORADO COM BANDEIROLAS MULTICOLORIDAS, CONTOU COM A INSTALAÇÃO DE UM PALCO E TODA A INFRAESTRUTURA PARA A REALIZAÇÃO DE SHOWS.” (REVISTA PANORAMA DA BAHIA, 1991)
FONTES: OS REMANESCENTES; REVISTA PANORAMA BAHIA; ARQUIVO MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX