SE TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ESSE FILME, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO CONOSCO

SHOW DE OS REMANESCENTES NO ARRAIÁ DO XAMEGO (TÍTULO ATRIBUÍDO)

EZEQUIEL VASCONCELOS, 1992
METRAGEM: LONGA  SOM: SONORO  CATEGORIA: NÃO FICÇÃO
MINUTAGEM: 58MIN 54S  MATERIAL ORIGINAL: FITA MAGNÉTICA  COR: COLORIDO
ORIGEM DA PRODUÇÃO: SÃO FÉLIX – BA  PAÍS: BRASIL  ANO: 1992
LOCAÇÃO: SÃO FÉLIX – BA
SINOPSE: SHOW DE OS REMANESCENTES, DURANTE O ARRAIÁ DO XAMEGO, COMEMORAÇÃO DA FESTA DE SÃO PEDRO EM SÃO FÉLIX. EVENTO COORDENADO POR CARLOS SILVEIRA, SECRETÁRIO GERAL DA PREFEITURA E PROMOVIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX, NA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO CARLOS FRANCISCO GOMES. 
DIREÇÃO: EZEQUIEL VASCONCELOS
COMPANHIA(S) PRODUTORA(S): ELSON VÍDEO
PATROCÍNIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX
MÚSICA: 
REMANESCENTES
MÚSICA DE: NENGO VIEIRA E TINTIM GOMES
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: NENGO VIEIRA E TINTIM GOMES)

 

RODA PIÃO
MÚSICA DE: NENGO VIEIRA
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: TINTIM GOMES E NENGO VIEIRA)

 

PELO AMOR DE DEUS
MÚSICA DE: NENGO VIEIRA
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: TINTIM GOMES)

 

BASTA MAN
MÚSICA DE: NENGO VIEIRA
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: NENGO VIEIRA)

 

GUERREIRO MOR
MÚSICA DE: NENGO VIEIRA
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: TINTIM GOMES)

 

É DEMAIS
MÚSICA DE: SINE CALMON
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: SINE CALMON)
MISSISSIPI BLUES
MÚSICA DE: SINE CALMON
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: SINE CALMON)

 

DIREITOS IGUAIS
MÚSICA DE: NENGO VIEIRA
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: NENGO VIEIRA)

 

BENDITO SEJA
MÚSICA DE: MARCO OLIVEIRA
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: MARCO OLIVEIRA)

 

MEU SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO
MÚSICA DE: MARCO OLIVEIRA
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: MARCO OLIVEIRA)

 

HINO AO SENHOR
MÚSICA DE: TINTIM GOMES E NENGO VIEIRA
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ:TINTIM GOMES)

 

REMANESCENTES
MÚSICA DE: NENGO VIEIRA E TINTIM GOMES
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: TINTIM GOMES)

 

RODA PIÃO
MÚSICA DE: NENGO VIEIRA
INTÉRPRETE: OS REMANESCENTES (VOZ: TINTIM GOMES E NENGO VIEIRA)

 

IDENTIDADES/ ELENCO:
NENGO VIEIRA (GUITARRA E VOCAL)
MARCO OLIVEIRA (CONTRABAIXO)
TINTIM GOMES (VOCAL)
SINE CALMON (GUITARRA E VOCAL)
VALÉRIA VIEIRA (VOCAL DE APOIO)
BETO SOUZA (PERCUSSÃO)
WILSON TORORÓ (PERCUSSÃO)
AUGUSTO CONCEIÇÃO (TROMBONE)
ITO BISPO – MAESTRO EVANAILTON BISPO (SAX TENOR)
QUINHO BATERA (BATERIA)
OBSERVAÇÕES: 
SOBRE OS REMANESCENTES:
ORIUNDOS DA BANDA STUDIO 5 NA FORMAÇÃO ANTERIOR, O GRUPO OS REMANESCENTES FIRMOU-SE EM CACHOEIRA, CIDADE DO RECÔNCAVO BAIANO, NO FINAL DOS ANOS 80 E É CONSIDERADA UMA DAS PRIMEIRAS FORMAÇÕES DE REGGAE DO BRASIL. COM A LIDERANÇA DOS MÚSICOS NENGO VIEIRA, MARCO OLIVEIRA, TINTIM GOMES E SINE CALMON, O GRUPO ALÉM DE SER VANGUARDA DO ESTILO NO PAÍS, É UM POTENCIAL E EXPRESSIVO SÍMBOLO DE IDENTIDADE DAS JUVENTUDES NEGRAS E DA MILITÂNCIA PERIFÉRICA NO RECÔNCAVO E NA CAPITAL BAIANA.
INFLUENCIADOS PELA CONTRACULTURA, PELOS IDEIAS DE VIDA EM COMUNIDADE DA TROPICÁLIA E DO NOVOS BAIANOS, E PELO CRESCIMENTO VERTIGINOSO DA CULTURA PROTESTANTISTA ENTRE OS NEGROS E AS PERIFERIAS DO BRASIL, A OBRA DOS REMANESCENTES, SE ORGANIZA DENTRO DE UMA NARRATIVA CONTRA-LITURGICA, ONDE É CANTADO ALÍ, A PERIFERIA, A PARTIR DAS SUAS PRÓPRIAS LINGUAGENS, DOS SEUS PRÓPRIOS CÓDIGOS. AS REFLEXÕES SOCIAIS, A EXPERIMENTAÇÃO SONORA NATIVA E O ESTILO DE COMPOSIÇÃO CHEIO DE METÁFORAS, E MENSAGENS DE ESPIRITUALIDADE E AMOR, DITARAM A CADÊNCIA DO ESTILO JAMAICANO NA BAHIA, E AJUDARAM A POPULARIZAR A CULTURA REGGAE TAMBÉM EM OUTROS ESTADOS BRASILEIROS.
GÊNESE DE RECONEXÃO, A CIDADE DE CACHOEIRA SE TORNA UM DOS PRINCIPAIS PORTOS DA CULTURA JAMAICANA NO MUNDO E A BANDA OS REMANESCENTES ENTRA PARA A HISTÓRIA COMO UMA DAS PRIMEIRAS BANDAS DO ESTILO BR, INFLUENCIANDO A MÚSICA REGGAE NA BAHIA E NO BRASIL. SENDO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR GRANDE PARTE DA PRODUÇÃO DO REGGAE BAIANO, NENGO, SINE, MARCO E TINTIM ATUARAM TAMBÉM COMO ARRANJADORES E MÚSICOS EM TRABALHOS COM IMPORTANTES ARTISTAS COMO EDSON GOMES E LAZZO MATUMBI ENTRE OS ANOS 80 E INÍCIO DOS ANOS 90, ALÉM DE SEUS LANÇAMENTOS DE MÚSICAS, CD’S E DVD’S DE CARREIRA SOLO, QUE SUCEDERAM APÓS O TÉRMINO DA BANDA, ESTA CENA SONORA REGISTROU A IDENTIDADE MUSICAL DO REGGAE CACHOEIRANO. EM 1993, A BANDA SE DESFEZ E OS COMPOSITORES SEGUIRAM SUAS CARREIRAS INDIVIDUAIS, EM NOVAS FORMAÇÕES.
AINDA EM 2021, OS REMANESCENTES LANÇARAM O DISCO “SÓ REMANESCENTE FICARÁ”; O ÁLBUM INÉDITO NUNCA TINHA SIDO LANÇADO EM SUA VERSÃO FINAL, TENDO APENAS VAZAMENTOS POPULARIZADOS PELA INTERNET.
SOBRE O ARRAIÁ DO XAMEGO:
O ARRAIÁ DO XAMEGO, FOI UMA FESTA REALIZADA PELA PREFEITURA DE SÃO FÉLIX, DURANTE A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO CARLOS FRANCISCO GOMES, CONHECIDO POPULARMENTE POR CHICO XAMEGO, E COORDENADO PELO SECRETÁRIO GERAL DA PREFEITURA, CARLOS SILVEIRA.
A PRIMEIRA EDIÇÃO FOI NO ANO DE 1991 E NO ANO DE 1992, A FESTA DUROU 6 DIAS, DE 27 DE JUNHO À 2 DE JULHO, REALIZADA NO PORTO DE SÃO FÉLIX, COM DOIS PALCOS E AS SEGUINTES ATRAÇÕES:
VIRGÍLIO E BANDA, EDSON GOMES E BANDA CÃO DE RAÇA, DYKAL E BANDA, WANDICK, TONHO MATÉRIA, EDIL PACHECO, EDDIE BROWN E BANDA EXODUS, JORGE JAYME, CARLEBA E BANDA, BANDA REGGAE CORPOS NEGROS, ARYGIL E AMIGOS, BANDA STACCATO, PAULINHO BOCA DE CANTOR, SAMBA DE RODA FILHOS DE NAGÔ, OS REMANESCENTES, SAMBA DE RODA VARRE ESTRADA, PARAÍBA E SUA GENTE E BANDA IMAGEM. 
“AO RESGATAR A FESTA DE SÃO PEDRO, INTERLIGANDO-A ÀS COMEMORAÇÕES CÍVICAS ALUSIVAS AO 2 DE JULHO – DATA DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA – A POPULAÇÃO DE SÃO FÉLIX, EM CARÁTER DEFINITIVA, CONTRIBUIU PARA INSERIR A CIDADE NOS PROGRAMAS TURÍSTICOS COORDENADOS PELA BAHIATURSA NO RECÔNCAVO BAIANO, ONDE A BELEZA DOS VALES É REALÇADA PELO ESPLENDOR DO RIO PARAGUAÇU, COM SUAS ÁGUAS ESCURAS, SERPENTEANDO AS CIDADES HISTÓRICAS DE CACHOEIRA E SÃO FÉLIX.
APÓS UM PERÍODO DE QUASE CINCO DÉCADAS SEM COMEMORAR O SÃO PEDRO, A TRADIÇÃO VOLTOU A TONA E OS SANFELISTAS, QUE POUCAS LEMBRANÇAS GUARDAVAM DA FESTA, ROMPERAM O SILÊNCIO NO “ARRAIÁ DO CHICO XAMEGO”, COMO FOI DENOMINADA UMA ÁREA DA AVENIDA BEIRA-RIO, ONDE DEZENAS DE BARRACAS DE COMIDAS E BEBIDAS FORAM ARMADAS. O LOCAL DECORADO COM BANDEIROLAS MULTICOLORIDAS, CONTOU COM A INSTALAÇÃO DE UM PALCO E TODA A INFRAESTRUTURA PARA A REALIZAÇÃO DE SHOWS.” (REVISTA PANORAMA DA BAHIA, 1991)

FONTES: OS REMANESCENTES; REVISTA PANORAMA BAHIA; ARQUIVO MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX